A (minha) vida transformada em palavras

"Pensar é um ato, sentir é um fato" Clarice Lispector

23 junho 2011

Sem tempo para o tempo


Eu nasci e vivo em uma geração muito diferente daquelas que vieram antes. Eu imagino no tempo da minha falecida bisavó, lá para o começo do século passo, como era a vida e como era a comunicação. Não tinha nem rádio. Hoje estamos inseridos em comunicação com o mundo todo e na maior parte do dia. É raro quem hoje trabalha longe de um computador por exemplo, mesmo que não esteja operando um, provavelmente tem um no local de trabalho. Quando as pessoas chegam em casa, ligam a televisão, computador, rádio,.. Normalmente tem alguma mídia ligada.
A principal fonte de informação, entretenimento estava nos livros até um tempo atrás. Até o silêncio dessa falta de mídias ajudava ao meu ver pra dissipação desse meio de informação (claro, dentre as pessoas que tinham acesso, que não eram tantas assim). Hoje vejo como algo mais difícil. Não se procuram as coisas em livros, dicionários, enciclopédias. A busca de quem tem acesso é feita através da internet. Isso vai levando ao desuso pessoal do livro. Eu me pego nessa "preguiça" de vez em quando.
E se eu não quiser estar conectada no globo vinte e quatro horas por dia? E se eu quiser simplesmente admirar uma paisagem? ler um livro? ouvir uma música? O tempo para isso hoje está muito escasso... A mídia, a sociedade, as pessoas consomem as outras de uma forma muito agressiva.
O tempo não tem mais tempo para o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário