A (minha) vida transformada em palavras

"Pensar é um ato, sentir é um fato" Clarice Lispector

16 outubro 2011

Dissertação sobre o meu presente e futuro

Nos últimos tempos a minha cabeça está sob um certo lapso. Eu não vejo o menor sentido naquilo que faço, aliás, naquilo que tenho que fazer. Um bom exemplo é a prova de Física de amanhã, da qual eu não sei absolutamente nada, mas pra explicar isso direitinho tenho que fazer uma retrospectiva.
Sempre fui uma boa aluna, mas nunca perdi muito meu tempo estudando, sempre tive facilidade mesmo. Essa facilidade era ajudada por um prazer que eu tinha em me dar bem, em saber mesmo, mesmo as coisas inúteis... mas é, isso passou. Eu hoje me sinto muito mais amadurecida e a cada vez que eu penso, nem que seja um pouquinho, sobre o sistema de ensino em geral do mundo chego a conclusão de que tem MUITA coisa errada.
As pessoas, desde sua infância, vão entrando em ciclo infinito de alienação e repetição, onde todos aprendemos tanta coisa INÚTIL e DESINTERESSANTE e esses conceitos aplicados não são globais. Penso seriamente o motivo de não haver uma maneira de agregar as pessoas com conhecimentos, facilidades, interesses em comum.. Iria ser uma dinâmica de aprendizado muito mais rica, de verdade.
Acho que se tivesse passado por uma especie de triagem ou escolha de alguma área para me aprofundar há uns cinco, quatro anos, teria ido pra matemática e seus afins. Me arrependeria profundamente, assim não poderia ser um caminho sem volta ou totalmente exclusivo, mas que tornasse o conhecimento algo prazeroso e crítico. É preciso respeitar uma certa individualidade dentro de um grupo, e um grupo dentro da individualidade, não estuprar os gostos ou interesses com uma fórmula tão arcaica e e improdutiva.
A fórmula quadro-giz não condiz com o que vivemos hoje, nem esse sistema ser mudado por um projetor com a mesma base de ensino, só a aparência muda. É preciso uma mudança estrutural.
Já devo ter dito isso por aqui, mas pretendo cursar psicologia e me especializar na área infantil, tentar mudar essa lógica de mercado de lidar com a educação e com o conhecimento, de como tratamos o ser que está sendo formado. É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário