A (minha) vida transformada em palavras

"Pensar é um ato, sentir é um fato" Clarice Lispector

11 janeiro 2011

Ao contrário do que a imagem sugere, a postagem não é exatamente sobre o Érico Veríssimo. Tem o começo na série de livros dele que eu estou lendo, O Tempo e o Vento. São os livros preferidos da minha mãe, mas sempre tive curiosidade de ler em especial Ana Terra e comprei ele no final do ano passado. Caramba, como ele é bom. Eu fiquei assustada com a rapidez com que eu li ele.
Fiquei falando desde então bastante sobre o Tempo e o Vento e como eu estava com vontade de ler e no natal eu ganhei, tanto da minha mãe quanto do meu namorado, os sete livros (na verdade são três que foram divididos em sete). Troquei uma série por outros livros e séries lindas.
Eu terminei de ler hoje a primeira parte de O Continente. Está sendo uma delícia ler cada parte da história. Um Certo Capitão Rodrigo faz parte desse primeiro livro e, lendo ele, pensei tanto como a sociedade machista era presente, mas como se faz ainda.
A neta da Ana Terra que falei um pouco mais acima se casa e vira uma mulher tão submissa. Hoje em dia, principalmente em cidade mais desenvolvidas, isso não ocorre na mesma proporção, mas acontece bastante, bem mais do que deveria. Na história ele vai para povoados vizinhos abastecer a venda que tem e a cada cidade passa a se deitar com uma mulher diferente, ela cuida sozinha dos filhos e tantas coisas a mais que ficam entaladas na minha garganta. Se passa pra lá de 1800, mas é tão atual, tão perto, os anos se passam mas as coisas são palpáveis.
O machismo se encontra em tantas formas na sociedade que hoje estamos, desde simples coisas como o garçom sempre entregar a conta para o homem que está jantando ao invés de talvez perguntar para quem vai, ou coisas mais pesadas como uma mulher se sujeitar a tantas as coisas assim, como a personagem diz, ela tem um vício pelo marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário